Por que ter um Blog Pessoal

Os motivos são simples e recomendo a reflexão de todos eles, principalmente para quem enfrenta essa grande dúvida.

Algumas razões para ter um blog Pessoal

Escrever, ler e ser lido: Quem não gosta de conversar e se relacionar com outras pessoas? Todos nós podemos passar mensagens sobre diversos assuntos, e nada melhor do que um blog para, quem sabe, começar a levar mais sério a busca por uma escrita cada vez melhor. Escrever é uma arte que todos devemos (ou deveríamos) enfrentar cara-a-cara. Não é fácil expor opiniões a diversas pessoas que – provavelmente – não hesitarão em fazer críticas, sempre construtivas, acredite. Não é por uma questão de narcisismo, que você deve (ou deveria) criar um blog pessoal, e sim uma questão de relacionamento social. Abrir espaço pra comentários, criar e participar de debates em uma mídia tão flexível como a internet, é uma das melhores dicas para quem quer conhecer pessoas legais, e além de tudo, aprender sobre várias coisas.

Compartilhar visões: A satisfação causada pela experiência em compartilhar visões sobre posturas e fatos que nos atingem (in)diretamente é muito grande. Vivendo com toda a intensidade que o século nos faz viver, nada melhor do que mostrar que uma visão diferente para alguns fatos, pode ajudar outras pessoas.

Conhecimento: Você pode treinar redação, conhecer novas ferramentas, indicar e ser indicado, conhecer novos endereços na web e artigos feitos por outras pessoas. Não me refiro apenas à tecnologia, e sim a um leque bem maior de informações. Com um blog pessoal você aprende desde a construção do mesmo, até formas de relacionamento social (em rede). Não estou dizendo que você vai virar um perito em um Orkut da vida, mas sim no comportamento das pessoas ao lidar com o contato “distante” entre si.

Marketing Pessoal: Tema um pouco polêmico e tentador para a maioria. Falar de si mesmo é uma dificuldade muito grande para alguns (inclusive comigo mesmo, perdoem a escassez de informação), mas as vezes saber como mostrar a sua capacidade através de um blog pessoal é muito válido. Pra que falar apenas de todos os cursos e livros que leu, se você pode fazer bons artigos para que outras pessoas saibam sobre os mesmos assuntos? Se você quiser ajudar, com toda certeza, a sua ajuda será reconhecida, você será ajudado e em determinado momento isso poderá abrir muitas portas. Humildade no marketing pessoal não é mito, basta entender que do outro lado existe uma pessoa que também é humilde e reconhecerá o que há de bom.

Fonte: Pablo Emilio Weblog
            http://www.pabloemilio.com.br/por-que-um-blog-pessoal/