Como escolher as palavras-chave adequadas para o seu site


O primeiro passo e um dos mais importantes. é escolher corretamente as palavras-chave que serão utilizadas como base para sua otimização. Nem sempre é melhor escolher palavras-chave gerais, muito amplas. Na maior parte dos casos, o ideal é escolher palavras específicas, focadas em um nicho relacionado ao seu produto, serviço ou assunto do site. Ou seja, sua região por exemplo. Sua chance de resultado é maior e você ainda vai satisfazer a pessoa que está buscando, com um conteúdo de real valor.

Por exemplo, vamos pensar em uma empresa de Webdesign. Será que seria interessante otimizar para “webdesign” ou sua chance de conseguir ser bem posicionado através desse termo seria ínfima? Além disso, “webdesign” é muito amplo: poderia ser um site de dicas de webdesign, um site de templates, uma associação de webdesigners e finalmente uma empresa de webdesign, entre várias outras possibilidades. Temos que ser mais específicos e isso significa:

1. Focar em um mercado mais específico que esteja buscando soluções de webdesign
2. Competir com menos websites, através de palavras-chave mais específicas
3. Otimizar pensando em palavras-chave que as pessoas efetivamente usam nas buscas

Focar em um mercado mais específico depende muito dos produtos e serviços que você oferece. Devemos pensar em palavras-chave mais específicas e é importante frisar que as pessoas não buscam mais por palavras individuais como “webdesign” e sim por frases de normalmente 3 a 5 palavras (keyphrases). Então, se você tem uma empresa de webdesign em Presidente Prudente, pode ser uma boa idéia otimizar para “Webdesign em Presidente Prudente” ou “Criação de Sites em Presidente Prudente” por exemplo.

Após escolher as palavras ou frases que se adequem melhor ao perfil do seu site, faça uma busca no Google e veja quantos resultados ele encontra. Compare as possíveis palavras e frases e teste algumas variações (de/para/em/por/com). Aquelas que tiverem menor número de resultados no Google são mais fáceis de se competir e conseguir melhor posicionamento.

Outra ferramenta muito útil é a Ferramenta de palavras-chave do google, nela você poderá consultar o volume de buscas para cada palavra chave-específica e também encontrar palavras-chave semelhantes e (sinônimos) que poderão lhe auxiliar na escolha das suas palavras-chave.

As pessoas nem sempre buscam por “webdesign”. Talvez uma busca mais intuitiva para o caso seja “criação de sites em Presidente Prudente”. É importante pensar com a cabeça do usuário. Coloque-se no lugar dele: o que ele quer encontrar? Como faria uma busca com esse objetivo?

Em regras gerais, otimize cada página do seu site para uma keyword ou keyphrase diferente e em cada uma dessas frases tenha 2 ou 3 palavras-chave bem específicas.


Categoria: Otimização de Sites (SEO)